top of page
Lugares da Memória

Oficina de Monotipia

No dia 22 de Junho de 2016 fomos recebidos pela Unidade Municipal de Ensino (UME) Usina Henry Borden, localizada dentro do complexo da Usina Hidroelétrica Henry Borden, no sopé da Serra do Mar da cidade de Cubatão, para apresentarmos o projeto e dar uma oficina de monotipia.

A oficina de monotipia ou mono impressão é uma técnica de impressão simples e flexível, que proporciona resultados muito interessantes, particularmente no que diz respeito à textura da superfície impressa. Esta técnica distingue-se pela produção de uma única impressão tirada por uma folha lisa de uma placa de metal, vidro ou acetato. 

 

Iniciou -se falando sobre a colonização portuguesa no Brasil e seus principais personagens. Com o tema “Lugares da Memória”, conversamos sobre a memória e o lugar em que vivem e as transformações ocorridas no espaço através do qual criaram identidade. As crianças lembraram de suas aventuras em caminhadas por trilhas próximas ao local, dos animais que encontram pela escola, nomes de outras escolas da cidade como José de Anchieta, João Ramalho e muitas histórias vividas com seus familiares e amigos.

Inspirados neste diálogo entre um passado histórico e  o individual, foi proposto que cada um criasse uma imagem. Tivemos como resultado, um encontro entre as histórias relembradas, narradas com muita energia  e impressões alegres de monotipia.

 




 

Percurso

bottom of page