top of page
Lugares da Memória

    A pesquisa e registros tiveram início na Cidade de São Vicente onde fizemos visitas a lugares marcantes como o Monumento Nacional Ruínas do Engenho São Jorge dos Erasmos, hoje um importante patrimônio histórico; ruínas do Porto das Naus do Engenho Jerônimo Leitão que funcionou de 1580 a 1615; Casa Martim Afonso, cujo Sítio Arqueológico Bacharel abriga a parede histórica do início do século XVI ; e também o Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente.

 

    Subimos a Serra do Mar sentido Paranapiacaba pela estrada do Mirante que dá acesso ao Parque Caminhos do Mar. Chegamos nas cidades de Santo André e São Bernardo do Campo, que segundo pesquisadores, se encontra entre as duas cidades o antigo povoado de Santo André da Borda do Campo. Finalizamos o trajeto no Pátio do Colégio, centro da cidade de São Paulo.

   

    Todo o trajeto foi realizado por um escritor  e uma artista visual que utilizaram como meio de transporte uma motocicleta, remetendo a experiência dos colonizadores que utilizavam seus muares (espécie de mulas) e eventualmente seus cavalos. A escolha deste veículo pretendia acrescentar uma integração maior entre eles e o caminho percorrido, facilitando o acesso aos lugares.
 

    O registro fotográfico da expedição fez parte da produção artística ao se integrar nos desenhos e gravuras que compuseram um álbum com os textos de reflexão sobre as passagens e o mapeando e relato de expressões culturais.  A publicação de um livro ampliou o acesso da população a toda essa pesquisa, que foi distribuído em escolas, bibliotecas e centros culturais.

   

   Agora desejamos fazer o caminho reverso, conhecer o Brasil em terras portuguesas e acrescentar nestas memorias, as histórias, emoções, objetos que atravessaram o oceano e quais que se mantem influenciando e ao mesmo tempo integrando esses dois povos . A cidade de Belmonte em Portugal pretende ser o ponto inicial da nossa pesquisa. Foi o local onde nasceu Pedro Álvares Cabral e foi construído o Museu dos Descobrimentos, onde com certeza encontraremos vestígios do nosso Brasil.

https://player.vimeo.com/video/84444102

 

    

  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • Instagram Social Icon
bottom of page