top of page
Lugares da Memória

Visita aos Guaranis M'bya

A aldeia Tekoá Paranapuã está localizada dentro do Parque Estadual Xixová-Japuí na cidade de São Vicente, onde vivem os indígenas Guaranis M'bya. Sua cultura e as tradições são passadas de pais para filhos, valorizando a vida e a igualdade entre as pessoas e a integração do homem com a natureza.

 

Neste fim de semana realizaram a cerimônia Kaa Nhemongaraí (batismo do milho), momento em que as crianças receberam o nome na língua Guarani por meio da revelação do Tiramoi.  Foram dois dias de cerimônia sendo apenas o dia 27 aberto ao publico em geral, que teve a oportunidade de conhecer a Cultura Guarani, e principalmente este momento que para os indígenas tem um significado muito grande. Conhecido como o batismo do milho, o Kaa Nhemongaraí é o batismo também da erva-mate, que é muito consumido pelos indígenas, a cultura do chimarrão no Rio Grande do Sul, por exemplo, advém da prática tradicional dos povos guarani.

 

A língua guarani é falada por todos e as crianças muito pequenas só falam o guarani.  

Encontra-se muita alegria entre as crianças e estão por todos os lados correndo, brincando. Apesar das dificuldades e todos os problemas que enfrentam, fomos recebidos por todos com muito carinho, gentileza e amor. 

 

O lugar que foi ocupado em sua origem pelos Tupiniquins continua hoje sendo a moradia de nossos outros índios, os Guaranis M'byá. Tekoá, na língua indígena significa a terra, isto é, o espaço geográfico onde habitam, mas muito além disso, significa o local onde os guarani são o que são e nela existem.

Para saber mais acesse estes vídeos, realizados por Ailton Martins que encontramos disponível na internet. 

http://ontonrtv.blogspot.com.br/2016/08/aldeia-paranapua-realiza-o-kaa.html

http://ontonrtv.blogspot.com.br/2016/04/jogos-indigenas-guarani-mbya-em-sao.html

http://ontonrtv.blogspot.com.br/2016/08/aldeia-tekoa-paranapua-turismo-de-base.html

bottom of page