top of page
Lugares da Memória

Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura,

Instituto Histórico  e Geográfico de São Vicente

apresentam

Lugares da Memória

Registro de uma História

Abertura dia 09 de Setembro às 18h.
Visitação de 10 de Setembro à 01 de Outubro de 2016.

Rua Frei Gaspar, 280 - Centro - São Vicente - SP

http://www.ihgsv.com.br/

Lugares da Memória é um projeto premiado pelo Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – ProAC, onde o casal Teodoro Vieira e Maura de Andrade percorreu sobre uma motocicleta caminhos reais e imaginários, registrando e criando memórias pelos lugares que passaram.

 

Inspirados na expedição dos colonizadores portugueses no Brasil, os integrantes do projeto refizeram o caminho realizado por Martim Afonso na Capitania de São Vicente e João Ramalho na Vila de Santo André da Borda do Campo até a Vila de São Paulo de Piratininga, que atualmente correspondem a Cidade de São Vicente, passando por Paranapiacaba, Santo André e São Bernardo do Campo até chegar à cidade de São Paulo.

            

Foi um projeto de vivência e imersão artística que projetou histórias regadas a cumplicidade, afetividade, em busca de significados e a quem se pertence. Conviveram e trocaram experiências, registrando os relatos da comunidade, o fruto de sua memória coletiva produzida sobre o lugar em que vivem.

 

Explorando mais de uma linguagem artística, o projeto apresenta múltiplos olhares sobre a interação entre pessoas, suas memórias e as transformações ocorridas no espaço através do qual criaram identidade, fazendo com que o passado e o presente se fundam diante desta multiplicidade.

 

O casal acredita que é possível construir relacionamentos fortes e duradouros entre os indivíduos quando a memória se torna o elemento fundamental na formação da identidade cultural de um povo, registrando suas experiências significativas, valorizando e preservando seus pilares.

bottom of page