top of page
Lugares da Memória

Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura,

Museu Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa

apresentam

Lugares da Memória

Abertura dia 03 de Setembro às 10h.
Visitação de 04 de Setembro à 20 de Outubro de 2016.

Rua Senador Fláquer, 470 - Centro - Santo André - SP

http://amusa.org.br/museu.asp

Lugares da Memória é um projeto premiado pelo Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – ProAC, onde o casal Teodoro Vieira e Maura de Andrade percorreu sobre uma motocicleta caminhos reais e imaginários, registrando e criando memórias pelos lugares que passaram.

 

Inspirados na expedição dos colonizadores portugueses no Brasil, os integrantes do projeto refizeram o caminho realizado por Martim Afonso na Capitania de São Vicente e João Ramalho na Vila de Santo André da Borda do Campo até a Vila de São Paulo de Piratininga, que atualmente correspondem a Cidade de São Vicente, passando por Paranapiacaba, Santo André e São Bernardo do Campo até chegar à cidade de São Paulo.

            

Foi um projeto de vivência e imersão artística que projetou histórias regadas a cumplicidade, afetividade, em busca de significados e a quem se pertence. Conviveram e trocaram experiências, registrando os relatos da comunidade, o fruto de sua memória coletiva produzida sobre o lugar em que vivem.

 

Explorando mais de uma linguagem artística, o projeto apresenta múltiplos olhares sobre a interação entre pessoas, suas memórias e as transformações ocorridas no espaço através do qual criaram identidade, fazendo com que o passado e o presente se fundam diante desta multiplicidade.

 

O casal acredita que é possível construir relacionamentos fortes e duradouros entre os indivíduos quando a memória se torna o elemento fundamental na formação da identidade cultural de um povo, registrando suas experiências significativas, valorizando e preservando seus pilares.

bottom of page